PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar recebe programação celebrativa à cultura alimentar afroancestral
Teatro Dragão do Mar sedia rodas de conversa do "Festival e Seminário de Cultura Alimentar Afroancestral", iniciativa do Mercado Alimenta CE e parceiros.
03/10/23 às 17h22

Aline Guedes é uma das convidadas que debatem a cultura alimentar na sexta (6)

 

     Em uma proposta que integra gastronomia, afroancestralidade, cultura e formação, o Mercado AlimentaCE, em parceria com a Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir), realiza o Ajeumbó: Festival e Seminário de Cultura Alimentar Afroancestral. Com mais de 15 atividades, a programação que acontece nos dias 6 e 7 de outubro reúne mesas temáticas, exibição de série documental, oficinas, aulas-show, apresentações artísticas, experiências gastronômicas e lançamento de livro. O encerramento contará com a festa funk Numalaje. Equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SecultCE) gerido em parceria com o Instituto Mirante, o Mercado promove atividades gratuitas e abertas ao público. O evento conta com apoio do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Kuya - Centro de Design do Ceará e Sesc. 

     Do iorubá, Ajeumbó quer dizer "liberdade e permissão para comer ou alimentar-se". "Este evento é uma celebração alimentar de comunidades quilombolas e povos de terreiro do Ceará", explica Marina Araujo, diretora do Mercado AlimentaCE. Durante dois dias, uma série de ações educativas, gastronômicas e artísticas levam ao público as tradições, saberes, diversidade e singularidade dos mais variados grupos e comunidades tradicionais que compõem nossa população e história. Nomes da gastronomia nacional como Aline Guedes, Patty Durães e Lourence Alves farão parte do evento.

     Para Wanessa Brandão, coordenadora especial de Igualdade Racial da Seir, "a ideia é falar dessa culinária de coletividade, desse alimento que alimenta o espírito, que perpetua a ancestralidade, que conta histórias e preserva a memória".

 



Seminário

Na sexta-feira, 6 de outubro, a partir das 13h, a mesa de abertura será "Valorização da Gastronomia Afroancestral: Culinária Quilombola e Culinária de Terreiro", com a presença da chef Aline Guedes, da pesquisadora Patty Durães, da líder quilombola Antonia Maria Silva de Sousa e o antropólogo Patrício Carneiro.  

 

A segunda mesa, "Práticas da agricultura familiar Quilombola e de Terreiro", inicia às 15h30 e conta com a participação de Kilvia Pereira, quilombola da comunidade Córrego de Ubarana, Aracati; e Leno Farias, orientador da célula de povos e comunidades tradicionais da Seir. A partir das 17h30, a apresentação do Grupo Afro Alagbará encerra o seminário. A atividade gratuita acontece no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.



Festival

O Complexo Cultural Estação das Artes recebe, no sábado (7), o festival que reúne extensa programação de celebração da cultura alimentar afroancestral. Às 15h30,  Mestre Joaquim traz para a Gare a apresentação da Dança de São Gonçalo, manifestação cultural do quilombo Sítio Veiga, em Quixadá. Às 16h, Taís de Sant'Anna, Lourence Alves e Pérola Sano integram a roda de Conversa "Cozinha feminista e antirracista".

A pesquisadora, poeta e escritora Taís de Sant'anna Machado lançará, a partir das 17h, o livro "Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de  cozinheiras negras no Brasil". Em seguida, Aline Guedes retorna à programação do Ajeumbó com a aula-show "Memória e cultura: saberes da Cozinha Quilombola". Na ocasião, a chef irá preparar bolinho de inhame e pé de zumbi (doce de mandioca em folha de bananeira).

 

De 17h30 às 21h30, haverá exibição audiovisual dos filmes "Guardiãs: Protegendo o Tesouro Alimentar do Ceará", realizado pelo Mercado AlimentaCE e Estúdio Voa, e "Cardápio da Cultura Alimentar do Quilombo do Cumbe", produzido pela Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.

A cultura popular retorna ao palco do Mercado com apresentação do Grupo de Tradição Arrastão, a partir de 18h30. O evento se encerra com a Numalaje,  festa de funk comandada pelos DJs Lolost e DDZIN (Dudu Ribeiro).  Durante toda a programação, o público poderá contar com as feiras agroecológica e gastronômica, com delícias como acarajé, feijoada, baião de dois, vatapá, aluá e muito mais.


Visitas e Vivências

Nos dias 4 e 5, em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, serão realizadas visitas e vivências em comunidades quilombolas e povos de terreiro. A proposta é realizar um intercâmbio entre as ações institucionais e os saberes tradicionais. As vivências ocorrerão na comunidade quilombola Conceição de Caetanos, em Tururu,  Quilombo Alto Alegre, em Horizonte, e o terreiro de Ilê de Yemanjá, em Aquiraz. Entre as ações, também estão previstas visitas ao Museu de Arte Contemporânea do Ceará e à Escola de Gastronomia. 



Sobre os participantes das mesas

Aline Guedes é chef de cozinha e pesquisadora em alimentação e comensalidade de quilombos remanescentes do Brasil. Foi participante de programas culinários de ampla repercussão nacional como Mestre do Sabor, na TV Globo, e The Taste Brasil, no canal GNT.  

 

Patty Durães é pesquisadora de culturas alimentares, palestrante, produtora e coordenadora pedagógica do negócio social Gastronomia Periférica. Participou do evento TEDx e idealizou o curso Comida Muito Além da Boca: um passeio transatlântico pela comida afro diaspórica no Brasil.
 

Patrício Carneiro é professor de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e também professor de História no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual do Ceará (Uece). Tem pós-doutorado em Antropologia Social pela UFRN e é doutor e mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP. 


Taís de Sant'anna Machado é pesquisadora, poeta e escritora. Doutora em sociologia pela Universidade de Brasília, tem se aprofundado no campo de estudos críticos de alimentação no Brasil a partir da experiência de trabalhadoras negras e das contribuições teóricas de intelectuais negras.
 

Antônia Quilombola,  Antonia Maria Silva de Sousa, é mulher negra e quilombola, servidora municipal aposentada do município de Caucaia, agricultora e artesã. Atualmente, é secretária da Associação Quilombola dos Caetanos em Capuan.


Lourence Alves é doutora em Alimentação, Nutrição e Saúde pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, professora universitária e  pesquisadora de alimentação, raça, interseccionalidades, gastronomia brasileira e afrobrasilidades, além de co-fundadora da Escola de Comida e colaboradora na Oriki Editora.



PROGRAMAÇÃO

 

Dia 6| Sexta-feira -13h às 18h

Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura


12h - Credenciamento
13h - Abertura

13h45 - Mesa 1 - Valorização da gastronomia Afro Ancestral: Culinária Quilombola e Culinária de Terreiro

Com Patty Durães, Aline Guedes, Antônia Quilombola e Patrício Carneiro 

Mediação: Marina Araujo - Mercado AlimentaCE


15h30 - Mesa 2 - Práticas da agricultura familiar Quilombola e de Terreiro e o desenvolvimento sustentável para a preservação do meio ambiente

Com Kilvia Pereira e Leno Farias

Mediação: Vanessa Moreira - Escola de Gastronomia Social

17:30h - Encerramento com apresentação do grupo Afro Alagbará

 



Dia 7 | Sábado - 15h às 22h

Local: Gare da Estação das Artes
 

15h - Abertura da Estação

15h30  - Abertura com apresentação do Mestre Joaquim e a dança de São Gonçalo do Sítio Veiga

16h - Roda de Conversa "Cozinha feminista e antirracista", com Taís de Sant'Anna, Lourence Alves e Pérola Sano

17h - Lançamento do Livro "Um pé na cozinha: um olhar sócio-histórico para o trabalho de  cozinheiras negras no Brasil" da autora Taís de Sant'anna Machado;

17h30 - Aula-show Memória e cultura: saberes da Cozinha Quilombola, com Aline Guedes

17h30 -  Exibição audiovisual dos filmes:  - Guardiãs: Protegendo o Tesouro Alimentar do Ceará  -  Cardápio da Cultura Alimentar do Quilombo do Cumbe

18h30 - Apresentação do Grupo de Tradição Arrastão

19h30 - Festa Numalaje

+ Restaurantes

+ Feira Gastronômica

+ Feira de Empórios

+ Feira de Arte Negra 

+ Feira Agroecológica

 

Serviço: Ajeumbó: festival e seminário de cultura alimentar afroancestral
Dias 6 e 7 de outubro de 2023 | Sexta (13h às 18h) e Sábado (15h às 21h)
Locais: Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e no Complexo Cultural Estação das Artes 
Acesso gratuito | Sujeito à capacidade do espaço (1.500 pessoas por dia)

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel