PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Centro Dragão do Mar integra I Festival Afrocearensidades com ampla programação alusiva ao Mês da Consciência Negra
Agenda fruto de parceria entre a Secretaria da Igualdade Racial e a Secult Ceará traz, ao longo de novembro, uma série de ações protagonizadas por negros, quilombolas e povos de terreiro e que celebram a cultura negra.
14/11/23 às 09h53

DJ Lolost, 6UTTO, Nic Dias (PA) e Vandal (BA) se apresentam em show gratuito do I Afrocearensidades, no dia 23.


     Com um DNA fundado nos ideais de democracia, liberdade e resistência inspirados em Francisco da Matilde, o Chico da Matilde, popularmente conhecido por Dragão do Mar, líder jangadeiro que, junto a nomes como Tia Simoa e José Luís Napoleão, lideraram a greve de jangadeiros que contribuiu para interromper o comércio de escravos no Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) soma-se a outros equipamentos que compõem a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece) no propósito de contribuir com ações de reconhecimento e preservação da história e da cultura negra cearense, dando visibilidade e estimulando o potencial criativo de agentes culturais, bem como fortalecendo o enfrentamento ao racismo.

      No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, o CDMAC integra o I Festival Afrocearensidades, iniciativa do Governo do Ceará, por meio de parceria entre a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e a Secult Ceará, que traz com uma série de atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos com foco na representatividade negra cearense.

 

Feiras e Premiação

 

     Um dos destaques do I Festival Afrocearensidades, a Feira Negra no Dragão acontecerá neste final de semana, dias 18 e 19 (sábado e domingo), das 15h às 21h, na Praça Verde. Reunindo mais de 50 expositores e empreendedores da Feira Negra de Fortaleza, do Coletivo Elas de Axé e Mulheres Quilombolas, a Feira traz, além de produtos criativos e gastronômicos, espaços e tendas com apresentações musicais e temáticas que envolvem beleza negra, saúde e infância. Todas as atividades são gratuitas e livres.

     Também no sábado (18), o Minianfiteatro do Dragão receberá a 1ª edição do Prêmio Pretas Potências, iniciativa do Preta Hub, um hub liderado pelo Instituto Feira Preta, que atua no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil, e premiará os artistas selecionados no edital da premiação, lançada em maio deste ano. O Prêmio beneficiará 150 projetos de artistas, coletivos e profissionais negros do setor da Economia Criativa que resistiram à paralisação de suas atividades durante a pandemia causada pela Covid-19. A lista completa dos selecionados pode ser acessada no site do prêmio: https://pretaspotencias.com/blog/projetos-selecionados.    

     A programação conta ainda com shows de Lorena Nunes, discotecagem da DJ Negona e performance de Carll Souza e Nair Beatriz, da Mancuda Oficial. A vinda da cerimônia de premiação do Pretas Potências para Fortaleza, no Centro Dragão do Mar, é resultado da articulação da Feira Negra de Fortaleza, do Coletivo Negruras, dos coletivos Elas de Axé e Mulheres Quilombolas, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir).

 


Música
 

 

     Outro ponto alto do Festival Afrocearensidades será uma instigante sequência de apresentações musicais no Anfiteatro Sérgio Motta, no dia 23 (quinta-feira), a partir das 19h. A DJ Lolost abre a noite com a discotecagem de uma playlist dançante. Na sequência, o  rapper, poeta, cantor e compositor cearense 6utto traz "o baile de favela" e a "vibe do trap", transitando entre o Rap e seus subgêneros e o funk, com melodias e rimas avançadas. Depois, a rapper paraense Nic Dias sobe ao palco mostrando toda a potência do Rap Amazônico com suas letras de combate ao racismo e ao patriarcado. Finalizando a noite o baiano Vandal apresenta "Puxutriuh", projeto que combina gêneros como o drill, grime e pagodão baiano. O acesso será gratuito, sujeito à lotação do espaço, com classificação 16 anos. 

 

 

PROGRAMAÇÃO 

 

 

18 de novembro (sábado)

 

15h às 21h30 - Feira com expositores da Feira Negra de Fortaleza e dos coletivos Elas de Axé e Mulheres Quilombolas
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 

 

PALCO PRETA SIMOA
15h30 às 16h - Contação de História - Chicão Oliveira
16h às 17h - DJ Negona
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço

 

TENDAS
18h - Beleza e identidade Negra - "Oficina prática de tranças", com Leticia Felix 
19h- Afroempreendedorismo - Oficina "Bijuteria tecido africano", com Ariadne Oliveira 
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 


ESPAÇO ERÊ CRIANÇA
15h30 às 19h30 - Oficina de Abayomi e Jogos africanos, com Uiara Garcia e Sâmia Holanda
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço

 

PRÊMIO PRETAS POTÊNCIAS
17h30 às 20h30 - Premiação
20h30 às 21h - Show Lorena Nunes
No Minianfiteatro do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 


 

 

19 de novembro (domingo)


ESPAÇO ERÊ CRIANÇA
15h30 às 19h30 - Oficina de Máscaras africanas e Jogos africanos, com Uiara Garcia e Sâmia Holanda
Na Praça Verde do Dragão

Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço

PALCO PRETA SIMOA
15h às 15h30 - Contação de História com Sâmia Holanda 
15h40 às 16h30 - Roda de Samba com o Grupo Mais Melanina 
16h40 às 17h30 - Bloco Chico da Maltide 
17h35 às 18h05 - Conversa de Pretes: "Protagonismo do Povo Negro e os Caminhos do Afroempreendedorismo", com Adrian Barbosa
18h10 às 19h - Batuque de Mulheres 
19h15 às 20h - Dj Khamidi 
20h às 21h- Coco da Dona Geralda com participação Especial da Mestra Zezé Menezes
Na Praça Verde do Dragão

Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 
 

 

 

23 de novembro (quinta-feira)

 

19h - Show com DJ Lolost, 6UTTO, Nic Dias (PA) e Vandal (BA)
No Anfiteatro Sérgio Motta
Acesso gratuito sujeito à lotação do espaço. Classificação: 16 anos. 

 

 


Sobre o Centro Dragão do Mar

 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

 

 

 

Serviço: I Festival Afrocearensidades no Centro Dragão do Mar
Horários diversos
Local: Na Praça Verde e no Minianfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Mais informações: (85) 3488.8600 ou site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)

 

 

PARCEIROS