PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Centro Dragão do Mar integra I Festival Afrocearensidades com ampla programação alusiva ao Mês da Consciência Negra
Agenda fruto de parceria entre a Secretaria da Igualdade Racial e a Secult Ceará traz, ao longo de novembro, uma série de ações protagonizadas por negros, quilombolas e povos de terreiro e que celebram a cultura negra.
14/11/23 às 09h53

DJ Lolost, 6UTTO, Nic Dias (PA) e Vandal (BA) se apresentam em show gratuito do I Afrocearensidades, no dia 23.


     Com um DNA fundado nos ideais de democracia, liberdade e resistência inspirados em Francisco da Matilde, o Chico da Matilde, popularmente conhecido por Dragão do Mar, líder jangadeiro que, junto a nomes como Tia Simoa e José Luís Napoleão, lideraram a greve de jangadeiros que contribuiu para interromper o comércio de escravos no Ceará, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) soma-se a outros equipamentos que compõem a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Rece) no propósito de contribuir com ações de reconhecimento e preservação da história e da cultura negra cearense, dando visibilidade e estimulando o potencial criativo de agentes culturais, bem como fortalecendo o enfrentamento ao racismo.

      No mês em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro, o CDMAC integra o I Festival Afrocearensidades, iniciativa do Governo do Ceará, por meio de parceria entre a Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e a Secult Ceará, que traz com uma série de atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos com foco na representatividade negra cearense.

 

Feiras e Premiação

 

     Um dos destaques do I Festival Afrocearensidades, a Feira Negra no Dragão acontecerá neste final de semana, dias 18 e 19 (sábado e domingo), das 15h às 21h, na Praça Verde. Reunindo mais de 50 expositores e empreendedores da Feira Negra de Fortaleza, do Coletivo Elas de Axé e Mulheres Quilombolas, a Feira traz, além de produtos criativos e gastronômicos, espaços e tendas com apresentações musicais e temáticas que envolvem beleza negra, saúde e infância. Todas as atividades são gratuitas e livres.

     Também no sábado (18), o Minianfiteatro do Dragão receberá a 1ª edição do Prêmio Pretas Potências, iniciativa do Preta Hub, um hub liderado pelo Instituto Feira Preta, que atua no trabalho de mapeamento, capacitação técnica e criativa, aceleradora e incubadora do empreendedorismo negro no Brasil, e premiará os artistas selecionados no edital da premiação, lançada em maio deste ano. O Prêmio beneficiará 150 projetos de artistas, coletivos e profissionais negros do setor da Economia Criativa que resistiram à paralisação de suas atividades durante a pandemia causada pela Covid-19. A lista completa dos selecionados pode ser acessada no site do prêmio: https://pretaspotencias.com/blog/projetos-selecionados.    

     A programação conta ainda com shows de Lorena Nunes, discotecagem da DJ Negona e performance de Carll Souza e Nair Beatriz, da Mancuda Oficial. A vinda da cerimônia de premiação do Pretas Potências para Fortaleza, no Centro Dragão do Mar, é resultado da articulação da Feira Negra de Fortaleza, do Coletivo Negruras, dos coletivos Elas de Axé e Mulheres Quilombolas, da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) e da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará (Seir).

 


Música
 

 

     Outro ponto alto do Festival Afrocearensidades será uma instigante sequência de apresentações musicais no Anfiteatro Sérgio Motta, no dia 23 (quinta-feira), a partir das 19h. A DJ Lolost abre a noite com a discotecagem de uma playlist dançante. Na sequência, o  rapper, poeta, cantor e compositor cearense 6utto traz "o baile de favela" e a "vibe do trap", transitando entre o Rap e seus subgêneros e o funk, com melodias e rimas avançadas. Depois, a rapper paraense Nic Dias sobe ao palco mostrando toda a potência do Rap Amazônico com suas letras de combate ao racismo e ao patriarcado. Finalizando a noite o baiano Vandal apresenta "Puxutriuh", projeto que combina gêneros como o drill, grime e pagodão baiano. O acesso será gratuito, sujeito à lotação do espaço, com classificação 16 anos. 

 

 

PROGRAMAÇÃO 

 

 

18 de novembro (sábado)

 

15h às 21h30 - Feira com expositores da Feira Negra de Fortaleza e dos coletivos Elas de Axé e Mulheres Quilombolas
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 

 

PALCO PRETA SIMOA
15h30 às 16h - Contação de História - Chicão Oliveira
16h às 17h - DJ Negona
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço

 

TENDAS
18h - Beleza e identidade Negra - "Oficina prática de tranças", com Leticia Felix 
19h- Afroempreendedorismo - Oficina "Bijuteria tecido africano", com Ariadne Oliveira 
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 


ESPAÇO ERÊ CRIANÇA
15h30 às 19h30 - Oficina de Abayomi e Jogos africanos, com Uiara Garcia e Sâmia Holanda
Na Praça Verde do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço

 

PRÊMIO PRETAS POTÊNCIAS
17h30 às 20h30 - Premiação
20h30 às 21h - Show Lorena Nunes
No Minianfiteatro do Dragão
Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 


 

 

19 de novembro (domingo)


ESPAÇO ERÊ CRIANÇA
15h30 às 19h30 - Oficina de Máscaras africanas e Jogos africanos, com Uiara Garcia e Sâmia Holanda
Na Praça Verde do Dragão

Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço

PALCO PRETA SIMOA
15h às 15h30 - Contação de História com Sâmia Holanda 
15h40 às 16h30 - Roda de Samba com o Grupo Mais Melanina 
16h40 às 17h30 - Bloco Chico da Maltide 
17h35 às 18h05 - Conversa de Pretes: "Protagonismo do Povo Negro e os Caminhos do Afroempreendedorismo", com Adrian Barbosa
18h10 às 19h - Batuque de Mulheres 
19h15 às 20h - Dj Khamidi 
20h às 21h- Coco da Dona Geralda com participação Especial da Mestra Zezé Menezes
Na Praça Verde do Dragão

Acesso gratuito e livre sujeito à lotação do espaço 
 

 

 

23 de novembro (quinta-feira)

 

19h - Show com DJ Lolost, 6UTTO, Nic Dias (PA) e Vandal (BA)
No Anfiteatro Sérgio Motta
Acesso gratuito sujeito à lotação do espaço. Classificação: 16 anos. 

 

 


Sobre o Centro Dragão do Mar

 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). 

 

 

 

Serviço: I Festival Afrocearensidades no Centro Dragão do Mar
Horários diversos
Local: Na Praça Verde e no Minianfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Mais informações: (85) 3488.8600 ou site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)

 

 

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel