PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense recebe exposição que discute a inseparabilidade de corpo e natureza a partir do dia 25 de abril
Com autoria de Ana Mundim e curadoria de Lucas Dilacerda, Aquilo que Habita em Mim fica em cartaz até agosto
22/04/25 às 11h25

Para celebrar os 30 anos de trajetória da artista Ana Mundim e apresentar sua pesquisa que aborda o corpo como natureza, a exposição "Aquilo que Habita em Mim" chega ao Museu da Cultura Cearense (MCC), que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - complexo da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), vinculado à Secult Ceará e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar. A abertura será no dia 25 de abril, sexta-feira, às 18h, e segue em cartaz até o dia 10 de agosto. Por meio da fotografia e do audiovisual, a multiartista tensiona as fronteiras com a proposição do Simbioceno, um mundo possível em que as espécies estão integradas em um ecossistema que potencializa a vida coletiva na Terra, na contrapartida do Antropoceno.

 

Na exposição de Ana Mundim, o corpo como natureza se apresenta em imagens poéticas

 que desafiam fronteiras entre o humano e o não-humano. Utilizando a técnica da múltipla exposição, a artista sobrepõe autorretratos e elementos naturais - como fungos, raízes e líquens- tratando ambos como paisagens sensoriais. A proposta visual dá forma ao conceito de "terceira paisagem", território híbrido e em transição que resiste às lógicas coloniais de ordenamento. Com isso, Mundim constrói uma ecologia fotográfica e videográfica onde corpo e natureza são inseparáveis, revelando modos ancestrais de habitar o mundo. 

 

"A exposição vem justamente questionar esse modelo que tem nos levado à auto desaparição. A produção das imagens é totalmente calcada na proposição do simbioceno, conceito que propõe uma nova era pautada na convivência harmônica entre humanos e demais formas de vida. A ideia é lançar um olhar para uma mudança de paradigmas, com possibilidades relacionais horizontalizadas entre espécies. Ainda, provoca o neoliberalismo com seu consequente deleite pelo lucro que tudo corrompe e tudo destrói', aponta a multiartista.

 

A curadoria, assinada por Lucas Dilacerda, estrutura-se em torno de três eixos que atravessam a poética visual de Ana Mundim: a água, o corpo como paisagem e a presença dos fungos. A água, símbolo de fluxo e transformação, escorre pelas imagens como elemento ancestral que conecta memória e movimento, funcionando como metáfora dos estados transitórios explorados pela artista. O corpo, por sua vez, é tratado como um território poroso e habitado, um ecossistema vivo onde convivem micro-organismos, narrativas e afetos - uma paisagem em constante mutação. Já os fungos surgem como força mediadora entre vida e decomposição, evocando uma lógica de interdependência e simbiose. 

 

A exposição "Aquilo que Habita em Mim" pode ser vista de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30). Acesso gratuito e livre para todas as idades. 

 

A mostra, ainda, conta com um plano de acessibilidade que inclui recursos como tradução para o Braille, interpretação em Libras, peças táteis e audiodescrição das obras. Esse plano foi desenvolvido por profissionais especializados - entre eles linguistas, fonoaudiólogos, roteiristas, designers e outros especialistas em acessibilidade - e contou também com a participação e consultoria de pessoas com deficiência. O museu possui uma estrutura arquitetônica acessível e disponibiliza cadeira de rodas na recepção.

 

A iniciativa conta com o apoio do XIII Edital Ceará das Artes, promovido pela Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT CE), por meio da Lei Paulo Gustavo.

 

Sobre a artista

Ana Mundim é bailarina, fotógrafa, atriz, escritora, DJ, bacharel e licenciada em Dança e Mestre em Artes pela UNICAMP. Também é Doutora em Artes pela UNICAMP e pela Universitát Autónoma de Barcelona. Realizou estágio Pós Doutoral em Artes pela Universitát de Barcelona (2015) e pelo Programa Pós Doutorado no programa de Pós Graduação em Artes Visuais e Multimeios da UNICAMP (2023 - 2024). De 2010 a 2016, foi docente dos programas de Graduação em Dança e Pós Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia e, desde 2017, é docente dos cursos de Graduação em Dança da Universidade Federal do Ceará. Publicou diversos artigos e os seguintes livros: Dramaturgia do corpo-espaço e territorialidade; Danças brasileiras contemporâneas: um caleidoscópio; Corpos em quarto atos; Mapas e percursos, estudos de cena; Múltiplos olhares sobre processos descoloniais nas Artes Cênicas; Abordagens sobre improvisação na dança contemporânea. 

Curadoria

Lucas Dilacerda é curador e crítico de arte. é sócio da AICA - The International Association of Art Critics e também da ABCA - Associação Brasileira de Críticos de Arte e da ANPAP - Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. É professor da Pós-Graduação em Arteterapia e Arte-Educação da UNIFOR. Ganhou o prêmio ABCA pela curadoria da Bienal Internacional do Sertão. Realizou mais de 40 curadorias, 70 cursos e 200 apresentações em diversas instituições de arte no Brasil. Doutorado e Mestrado em Artes pela UFC. Também é Graduado e Mestre em Filosofia, com ênfase em Estética e Filosofia da Arte, com distinção Summa Cum Laude, pela UFC)
 

 

Serviço: Abertura da exposição "Aquilo que Habita em Mim"

Data: 25 de abril, sexta-feira

Horário: 18h

Local: Museu da Cultura Cearense (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-195)

Classificação livre

Grátis

 

Visitação: até dia 10 de agosto, de quarta a sexta, das 9h às 18h (com acesso até as 17h30), e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30)

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel