PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
II Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual começa na quarta-feira (10) no Cinema do Dragão, com programação gratuita e experiências partilhadas
Com debates, trocas formativas, lançamentos de livros e exibições, o seminário fortalece redes, amplia práticas inclusivas e consolida políticas culturais que garantam acesso democrático ao audiovisual
08/12/25 às 09h50

 CRÉDITO: O Amor Não Cabe na Sala (dir. Marcelo Matos e Wallace Oliveira, 2025, 18 min., 14 anos)


Entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2025, o Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) -, realiza a segunda edição do Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual. Com programação totalmente gratuita, o encontro reúne especialistas e agentes do setor audiovisual para debater, compartilhar experiências e fortalecer práticas inclusivas no audiovisual brasileiro. O seminário conta com intérpretes de Libras, audiodescrição e legendas para surdos e ensurdecidos já integradas à tela. 

 

As atividades serão divididas em três momentos diários. À tarde, a programação inicia com experiências partilhadas sobre processos de acessibilização de obras audiovisuais, apresentando metodologias, aprendizados e desafios vivenciados por grupos de pesquisa e instituições culturais. Na sequência, mesas de debate e palestras reúnem pesquisadores, gestores públicos, produtores, artistas, exibidores e diversos agentes para discutir políticas públicas, inovação em acessibilidade sensorial, formação de público e perspectivas para o futuro das práticas inclusivas. À noite, o público confere exibições comentadas dos filmes que compõem a mostra especial desta edição, com recursos acessíveis incorporados à projeção.
 

Iniciando na quarta-feira, dia 10 de dezembro, às 14h, a programação abre com uma sessão do Programa Sensorialidades, exibindo o longa "O Agente Secreto" (2025), de Kleber Mendonça Filho, com todos os recursos acessíveis aparentes na tela. Logo em seguida, às 15h, acontece a Mesa 01, intitulada "Cultura do acesso - Das políticas públicas à criação artística", que reúne representantes da gestão pública e pesquisadoras do campo da acessibilidade para discutir como políticas culturais, práticas institucionais e processos criativos podem convergir para ampliar o acesso no audiovisual. 
 

Também na quarta, dia 10 de dezembro, às 18h, na Arena do Dragão, acontece o lançamento do livro "Cinema e Audiodescrição: Locução Audiodescritiva e Voz Over na Produção Cinematográfica Acessível", da pesquisadora e professora Sara Benvenuto. Encerrando o dia, às 19h, a Mostra Especial apresenta uma sessão de curtas que reúnem obras contemporâneas voltadas para discussões sobre corpo, linguagem e acessibilidade, seguida de conversa com as realizadoras convidadas Luana Braga e Céu Vasconcelos.
 

Na quinta-feira, 11 de dezembro, às 15h, o Seminário apresenta a primeira Experiência Partilhada da edição, com o tema "Percursos de acessibilidade no audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim". O momento destaca práticas pedagógicas de formação em cinema acessível, com exibições comentadas de filmes produzidos por turmas de crianças e adolescentes da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, trazendo preparadores de elenco, intérpretes, educadores e realizadores para dialogar com o público. Nesta experiência, serão exibidos os filmes "Empatia" (2025) e "Academia de Heróis" (2024), realizados respectivamente pela 2ª turma de adolescentes e a 1ª turma de crianças do curso básico de longa duração em Audiovisual. 
 

Já às 17h do dia 11 de dezembro, tem início a Mesa 02, nomeada "Telas plurais: por um cinema anticapacitista", que aborda a acessibilidade em salas de exibição, festivais e equipamentos culturais, reunindo especialistas que atuam em políticas, formação e preservação do audiovisual. À noite, a mostra apresenta, às 19h, o curta "Olho Vivo" (2024), seguido do lançamento do livro "MONGA" e conversa com a autora Jéssica Teixeira. Em seguida, às 20h, o público confere o longa "Assexybilidade" (2023), apresentado pela atriz Jéssica Teixeira.
 

Encerrando a programação, na sexta-feira, 12 de dezembro, às 15h, a segunda Experiência Partilhada reúne pesquisadores e integrantes do Grupo LEAD e do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV), ambos da Universidade Estadual do Ceará. A atividade apresenta um panorama dos percursos criativos do grupo, com exibições comentadas que permitem acompanhar a evolução das práticas de audiodescrição, legendagem acessível e TIALS (Tradução e interpretação audiovisual em língua de sinais), além das reflexões desenvolvidas ao longo das pesquisas. 
 

Às 17h, a Mesa 03 - "Audiovisual como ferramenta estética e política para o acesso" reúne profissionais de universidades e programas de acessibilidade para refletir sobre práticas de criação artística inclusiva, acompanhada da exibição do filme "Nada sobre nós sem nós" (2024). A noite se encerra com a última sessão da Mostra Especial, às 19h, com o curta "O que pode um corpo?" (2020) seguido do longa "Meu amigo Lorenzo" (2022), ambos exibidos com recursos acessíveis integrados.
 

Seminário de Acessibilidade

O Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual tem o objetivo de ampliar o acesso às obras cinematográficas, fomentar o debate e fortalecer políticas públicas voltadas às acessibilidades sensoriais. O Seminário teve sua primeira edição em agosto de 2023 com mesas, oficinas e mostra especial, sob coordenação e concepção da então curadora do Cinema do Dragão, Kênia Freitas. Reunindo reuniu gestores públicos, produtores, exibidores, streamings, consultores de audiodescrição, intérpretes, realizadores e curadores, o evento debateu  a importância da cooperação entre diferentes setores do audiovisual, mostrando que a acessibilidade não se limita à aplicação de recursos técnicos, mas envolve decisões curatoriais, processos criativos, políticas de distribuição e novos modelos de exibição e fruição.
 

Neste ano, o II Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual traz uma programação continuada de sessões acessíveis, ações do Programa Sensorialidades e mostras temáticas realizadas ao longo do ano. "Esta segunda edição foi construída a partir da contribuição e diálogo com muitas pessoas, também dos compromissos que surgiram desde a primeira edição e dos encaminhamentos tirados daqueles encontros. Esta edição expande a proposição inicial pensando não só o Cinema, mas também outras audiovisualidades, sendo um espaço aberto, gratuito e de sincera escuta visando a transformação e o aperfeiçoamento das práticas acessíveis do Cinema do Dragão, que estamos certos que o tornará mais plural, democrático e vivo", destaca Fabio Rodrigues Filho, curador do Cinema do Dragão

 

Serviço:

II Seminário de Acessibilidade no Cinema e Audiovisual

10 a 12 de dezembro | Programação gratuita 

 

Quarta-feira, 10 de dezembro

 

14h - Programação sensorialidades: O Agente Secreto (dir. Kleber Mendonça Filho, Brasil // 2025 //158 min. // 16 anos) Sessão gratuita e com recursos aparentes: LSE // TIALS (Tradução e interpretação audiovisual em língua de sinais) // Audiodescrição

 

17h - MESA 01: Cultura do acesso - Das políticas públicas à criação artística, com Thamyle Vieira Machado, Profa. Sara Benvenuto e Mediação: Josy Macedo.

 + Exibição do filme O Amor no Ar (dir. Sara Benvenuto, 2014)
 

18h - Lançamento do livro "Cinema e Audiodescrição: Locução Audiodescritiva e Voz Over na Produção Cinematográfica Acessível" de Sara Benvenuto + Lanche coletivo na Arena Dragão do Mar

 

19h - Mostra de Filmes + Conversa com Céu Vasconcelos e Luana Braga:

Monumento Aleijado (dir. Céu Vasconcelos, 2025 // 12 min.) 

Seremos ouvidas (dir. Larissa Nepomuceno, PR/Brasil, 2020 // 13 min. // 12 anos )

O Amor Não Cabe na Sala (dir. Marcelo Matos e Wallace Oliveira, 2025, 18 min., 14 anos)

Movimentos de uma Língua (2024) | 16'50", Documentário, Direção: Luana Braga)

Deffuturismo 1 (Concepção, interpretação e texto: João Paulo Lima // Direção: M. Dias Preto, 10 min.) 

Deffuturismo 2 (dir. João Paulo Lima, 6 min.) 

 

Quinta-feira, 11 de dezembro

 

15h -  EXPERIÊNCIA PARTILHADA 01: Percursos de acessibilidade no audiovisual do Centro Cultural do Bom Jardim: histórico de uma prática pedagógica + exibições comentadas: 

 

Empatia (2025) - (Dir. realizado pela 2ª Turma de Adolescentes do Curso Básico de Longa Duração em Audiovisual  // 24 min. // Livre)

Academia de Heróis (2024) (Dir: realizado pela 1a Turma de Crianças do Curso Básico de Longa Duração em Audiovisual // 8 min. // Livre)

 

17h - MESA 02:  Telas plurais - Por um cinema anticapacitista. Debate sobre acessibilidade em/das salas de Cinema e dos espaços dedicados à prática/reflexão/preservação do audiovisual  Articula libras apresenta a vinheta do Cinema do Dragão, com Túlio Rodrigues, Beatriz Cruz, Daina Leyton e Idalicia Estrela Rodrigues

 

19h - Mostra de Filmes: Exibição do curta-metragem Olho Vivo (dir. Jéssica Teixeira e João Fontenele, 2024 // 17 min.) + Lançamento do livro "MONGA" e conversa com a autora Jéssica Teixeira 

 

20h - Mostra de Filmes: Exibição do longa-metragem: Assexybilidade (dir. Daniel Gonçalves, 2023 // 86 min. //16 anos). Sessão apresentada pela atriz Jéssica Teixeira.


 

Sexta-feira, 12 de dezembro
 

15h - EXPERIÊNCIA PARTILHADA 02:  Pedagogias da acessibilidade - percursos crativos do Grupo LEAD (Legendagem e AudioDescrição) e do Laboratório de Tradução Audiovisual (LATAV), Universidade Estadual do Ceará (UECE);

 

Exibições comentadas: 

Águas de Romanza (2002)

Dir.: Gláucia Soares e Patrícia Baía // 15 min. 

 

Dança Nossa de Cada Dia: Acessibilidade e Inclusão nas Artes (2022)

Dir. Klistenes Braga // 13 min.

 

17h - MESA 03: Audiovisual como ferramenta estética e política para o acesso

com Carlos Viana, Lara Lima, Bruna de Cássia Martins, Francisco Lucas Santo, Marilene Calderaro e Eurijunior Sales. 

Mediação de Fabio Rodrigues Filho (Cinema do Dragão)

 

+ Exibição do curta-metragem Nada Sobre Nós Sem Nós (CCBJ, 2024, 15 min.), dir. Elvis Alves e Ricco Sales 

 

19h - Mostra de Filmes: O que pode um corpo? (dir. Márcio Picoli e Victor Di Marco, 2020, 14min., Livre) + Longa-metragem: Meu amigo Lorenzo (dir. André Luiz Oliveira, 2022 // 96 min. // 12 min.)

  

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel