PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Pacarrete lota sessão de abertura da Mostra Retroexpectativa 2020
Antes da sessão, o diretor Allan Deberton nos contou um pouco sobre o processo criativo, história da Pacarrete e da cidade de Russas
17/01/20 às 17h41

No noite de abertura da Mostra Retroexpectativa 2020, Pacarrete, longa cearense premiado no Festival de Gramado, recebeu uma sessão seguida de debate com o diretor Allan Deberton, que lotou a sala 2 do Cinema do Dragão. Antes da exibição, o diretor concedeu entrevista ao curador e programador do Cinema do Dragão Pedro Azevedo e nos contou um pouco sobre o processo criativo, sobre a produção e um pouco de suas memórias que serviram de inspiração para criação do longa.

 

Allan começou falando sobre o processo de trazer suas memórias para a tela, de como ele lembrava da Pacarrete, uma figura icônica da cidade de Russas que por muitas vezes era tida como louca pela população, mas que hoje é vista como um símbolo da cidade: "Sempre me trouxe muita curiosidade sobre quem é essa mulher, até descobrir que na verdade ela foi uma bailarina incompreendida, e de imediato eu comecei a pesquisar mais sobre a vida dela e fui ficando cada vez mais apaixonado, de um modo que a mais de dez anos que eu tinha vontade que a história dela virasse filme".

 

Allan destacou também o processo de escolha de Marcélia Cartaxo para interpretar Pacarrete, e a importância de se estar fazendo arte no Ceará, principalmente vindo do interior: "A Marcélia estava em Russas fazendo o meu primeiro curta chamado Doce de Coco, e já estava em processo a ideia de fazer um filme sobre Pacarrete, e eu tive uma sensação de que se tinha alguém no mundo pra fazer a Pacarrete seria a Marcélia, porque eu percebi muita proximidade física, além de ela ser uma excelente atriz".

 

Pacarrete terá estreia comercial no dia 30 de Abril. A entrevista com Allan Deberton já está disponível no instagram do Dragão do Mar.

PARCEIROS