PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar faz transmissão ao vivo com artistas das artes cênicas em comemoração ao dia do teatro e do circo
'Live' promoveu um bate-papo sobre o panorama das artes cênicas no Ceará e o poder da arte durante o isolamento social 
02/04/20 às 17h51

No dia 27 de março, data em que é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, o Centro Dragão do Mar promoveu uma transmissão ao vivo no seu perfil com as atrizes Maria Vitória e Sâmia Bittencourt e os atores Mulher Barbada (Rodrigo Ferrara) e Dênis Lacerda, para discutir o panorama das artes cênicas no Ceará e a reinvenção da linguagem no contexto de isolamento social causado pela pandemia do Covid19.

 

O bate papo comandado pela jornalista Grazy Costa, que integra a equipe de comunicação do Dragão do Mar, durou cerca de uma hora e abordou temas como os desafios e perspectivas da arte cearense e de como a arte tem sido importante em momento como esse que estamos vivendo de isolamento social. A primeira convidada da live foi a atriz Maria Vitória, que esteve em cartaz no Teatro Dragão do Mar com a peça "Duplicité". A artista falou sobre seu envolvimento com as artes cênicas que vem de berço e de como tem produzido trabalhos na internet nesse período de isolamento. 

 

Em seguida, foi a vez do ator e dragqueen Denis Lacerda conta um pouco do seu trabalho no coletivo 'As Travestidas' e de suas conquistas com projetos de humor. A live teve ainda a participação da palhaça e atriz Sâmia Bittencourt que falou de como o circo tem se reinventado ao longo dos anos sempre dialogando com outras linguagens como o teatro e a música.

 

Finalizando a live, o ator Rodrigo Ferrara, conhecido por suas performances como a Drag queen a Mulher Barbada, falou sobre sua paixão em fazer teatro e como isso é transformador para ele. A live teve mais de mil espectadores e segue acontecendo a cada semana no Instagram @dragaodomar.  Siga nosso perfil nas redes sociais, acompanhe nosso conteúdo e fique em casa!

 

Conheça mais dos artistas que fizeram parte da 'live'.

 

Maria Vitória ( @marivitori.actrice)  

 

Maria Vitória se dedica ao fazer artístico desde a década de 1990. Seus últimos trabalhos foram: "Tudo ao Mesmo Tempo Agora" (peça de teatro e dança na qual atua, dirige e assina o texto que foi premiado no Edital de Dramaturgia Feminina da Secretaria de Cultura de Fortaleza); "Frei Tito - Vida , Paixão e Morte" (espetáculo teatral no qual participa como atriz, através do qual recebeu o Prêmio Ceará em Cena de melhor atriz em 2014/2015); "Asja Lacis já não me escreve" (peça teatral na qual assina o texto e a direção); "Além, Aquém Daqui" (direção e orientação dramatúrgica a convite da Escola Porto Iracema das Artes/2017). Durante mais de duas décadas, Maria Vitória, vem se dedicando de forma ininterrupta ao fazer artístico. Sempre em uma atitude de resistência de ter a arte como única atividade profissional.

 

 

Sâmia Bittencourt ( @samiabittencourt )

 

Graduada pelo curso superior em Artes Cênicas do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - Cefet (atual IFCE). Com 19 anos de experiência em cena, já atuou em mais de 20 espetáculos. Tornou-se responsável pelo trabalho corporal da Companhia de Brincantes Boca Rica (1995), com direção de Oswald Barroso, por oito anos. É intérprete-criadora na Companhia da Arte Andanças, dirigida por Andréa Bardawil. A partir de sua veia cômica, já ganhou quatro prêmios com sua palhaça Nada, no espetáculo "Nada, Nenhum e Ninguém" (1997). Em 2000, estudou na Escola Nacional de Circo. Atualmente, dirige a Cia. Cle - Circo Lúdico Experimental, com pesquisa na arte circense e no teatro físico.

 

 

Dênis Lacerda (@denislacerdapiaf )

 

Denis Lacerda é ator e Drag Queen, integrante do coletivo As Travestidas e da Cia Cearense de Molecagem. Vencedor do Prêmio Multishow de Humor, Dênis participou em 2020 do quadro do Faustão "Quem "hega Lá". Já fez filmes e televisão . 

 

Filmes: Shaolin do Sertão, Guiana Francesa  e Bate Coração. 

 

 

Rodrigo Ferrara (@mulher_barbada)

 

Com a Mulher Barbada, o ator Rodrigo Ferrara fez parte dos shows Levianas e Bloco das Travestidas (que integra a programação oficial do Carnaval de Fortaleza). Integrou também shows como O Banquete dos Mendigos, produzido por Gustavo Portela; Elas Cantam Belchior, produzido por Cláudio Mendes; Perto do Mar, Longe da Cruz, onde se apresentou ao lado de figuras como Verónica Valentinno, Silvero Pereira, Valéria Houston e Linn da Quebrada, produzido especialmente para o Maloca Dragão por Luana Caiube e Caio Castelo. Desde fevereiro de 2017 faz parte da festa Transvirada, mensalmente no Mambembe e da festa Ménage à Fuah, também do Mambembe.

 

PARCEIROS