PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
MAC-CE seleciona dicas de cursos, leituras e atividades para pensarmos acessibilidade cultural
Curso online e gratuito sobre acessibilidade em museus, e-book, guia de produções audiovisuais são algumas das dicas do #NaRedeComDragão
08/04/20 às 16h12

Dando continuidade a campanha na #NaRedeComDragão, o assistente em projetos e acessibilidade no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), Vinícius Scheffer, compartilha boas dicas de cursos, leituras e atividades para pensarmos sobre acessibilidade cultural.

 

Vinícius Scheffer é artista, professor e pesquisador licenciado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. É integrante do grupo de pesquisa IRIS - Grupo de Estudos da Formação de Professores de Artes Visuais/IFCE. Atua como professor substituto na rede básica de ensino Seduc/CE, intérprete na rede privada de ensino superior, e integrou o núcleo educativo no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC/CE), onde atualmente atua como assistente de projetos e acessibilidade. Recebeu o prêmio Edital das Artes de Fortaleza - Artes Visuais na categoria Obra de Artistas Iniciantes (2016). Têm experiências em arte educação, acessibilidade cultural e interpretação em libras.

 

Em suas indicações, Vinícius nos apresenta um curso online e gratuito sobre acessibilidade em museus, um e-book para se pensar museu para todos, um guia de produções audiovisuais acessíveis, um guia de acessibilidade do Museu de Arte Moderna de São Paulo e um jogo de cartas acessivel.

 

Confira as indicações no vídeo abaixo:

 

 

Para conferir os conteúdos citados por Vinícius no vídeo, seguem os links abaixo:

 

Curso de Acessibilidade em Museus
bit.ly/AcessibilidadeMuseus 

E-book sobre museus para todos
bit.ly/EbookMuseu

MAM SP
bit.ly/MAMSPAcessivel 

Guia para produções audiovisuais acessíveis - Ministério da Cultura | Secretaria do Audiovisual
bit.ly/GuiaParaAudiovisualAcessivel
Librário
bit.ly/Librario

 

O Centro Dragão do Mar segue com sua programação suspensa para conter o avanço do novo coronavírus, por determinação do Governo do Estado do Ceará. Como alternativa, o Dragão continua produzindo conteúdos que podem ser apreciados em isolamento social em suas redes sociais, em especial no Instagram.

 

O projeto #NaRedeComDragão teve início através do IGTV, no Instagram do Dragão do Mar,  no dia 18 de Março como um espaço de indicações de conteúdos de arte que podem ser consumidos neste período de isolamento social. Além desse vídeo com a Vinícius, o projeto já recebeu indicações de filmes, com Pedro Azevedo, de séries, com Lennon Costa, de livros, com Jéssica Teixeira, e de contação de histórias, com Rachel Savir.

 

Participe também mandando seu vídeo com indicações artísticas para serem consumidas de casa utilizando a hashtag #NaRedeComDragão.

 
PARCEIROS