PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar lança documentário indígena nesta terça-feira (8)
Integrando a programação selecionada a partir da convocatória Arte em Rede, Projeto da Associação dos Indígenas Kariri de Poço Dantas, em Umari, no Ceará, revela a relação da comunidade com a água, do mito às obras do São Francisco..
07/12/20 às 11h05

     Dando continuidade à difusão de projetos selecionados por meio da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura exibe, nesta terça-feira (8), o documentário "Fôlego Vivo". Realização da Associação dos Indígenas Kariri de Poço Dantas, em Umari, no Ceará, o vídeo será exibido a partir das 18h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro).
     O documentário reflete, através de linguagem do documentário experimental, a relação da comunidade indígena do povo kariri, situada na Chapada do Araripe (zona rural do Crato/CE), com a água, desde o mito indígena de origem e recriação do mundo ao mito desenvolvimentista capitalista de controle das águas do Rio São Francisco. 
     Gravado antes da pandemia, o vídeo foi editado e montado durante o período de isolamento social. Para Vanda Cariri, "o dcumentário foi pensado como forma de dar visibilidade para a comunidade e suas histórias, tão invisibilizadas na história do Brasil"

 

Ficha Técnica


O vídeo foi construído no processo indígena de mutirão pelos seguintes "fôlegos vivos":

(da) ASSOCIAÇÃO DOS ÍNDIOS CARIRIS DO POÇO DANTAS-UMARI

Ana Débora Alvelino de Souza, Ana Alvelino de Souza, Celiane Alves, Cícera Paloma Cariri da Silva, Eliane Duarte Júlio, Emylli  Jasmim, Francisca Eliane Cariri, Maria Clara, Maria Eduarda, Nilza Cariri da Silva, Raniele Cardoso, Rosa Cariri, Suelen Doroth Cavalcante Sobral, Valderi Cariri, Vanda Batista Cariri, Vânia Cariri, Vítor Cariri da Silva, Vitória Fidelis de Paulo. 

com @s colaborador@s

Edilson Militão, Ewe Lem, Gurcius Gewdner, Joedson Nascimento, Juma Jandaíra, Luna, Rodolfo Santana, Terreiro das Pretas.

 

Sobre o Arte em Rede

 

     A Convocatória "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

 

     O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará. 


Serviço: Arte em Rede apresenta o documentário "Fôlego Vivo", da Associação dos Indígenas Kariri de Poço Dantas - Umari/CE / experimental / 2020
Dia 8 de dezembro
Horário: 18h
Local de exibição: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 28 min
Classificação: Livre

PARCEIROS